11.03.2015
O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, ampliou recentemente o seu prestígio e visibilidade internacional, após integração na recentemente criada Rede Internacional de Pesquisa História e Saúde.
A Rede foi oficialmente constituída em Lisboa, em dezembro de 2014, e reúne cerca de trinta pesquisadores de países de língua portuguesa, incluindo Brasil, Angola, Moçambique e Portugal. A referida Rede pretende, a partir da busca de interação e da integração de seus respectivos grupos e equipes de pesquisa, gerar novos conhecimentos, desenvolver capacidade técnica e operacional no estudo das doenças endémicas em áreas tropicais no Brasil e em países da África, sobretudo os de língua oficial portuguesa.
Esta iniciativa multilateral está sendo consolidada através da recente elaboração de um projeto de pesquisa denominado “África e Brasil: Saúde, Sociedade e Meio Ambiente (séculos XV-XXI)” que integra os Professores Sandro Dutra, Pedro Cravo, Giovana Galvão e Maria Barbalho, do PPSTMA.
O projeto objetiva a revisão de técnicas de análise e de interpretação das realidades sanitárias, sociais e ambientais no Brasil, Angola e Moçambique, através da análise de acervos bibliográficos e de documentação básica com características tipológicas comuns e assemelhadas, como, por exemplo, relatos de viajantes, militares, religiosos e administradores coloniais, relatórios técnicos, diários, memórias e autobiografias. Assim, ampliará um conhecimento de conjunto e comparado, monográfico e temático, empírico e teórico, sobre variado elenco de fenômenos e processos sociais relacionados à saúde humana e às doenças, sobretudo aquelas de incidência em áreas tropicais, à vida social e material e do meio ambiente nos países estudados.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024