20.10.2015
O Projeto UniEVANGÉLICA Cidadã – Ciranda 2015 foi realizado no último sábado. Foram oferecidos, gratuitamente, para a comunidade anapolina atividades educativas, brincadeiras, atendimentos médico, odontológico e jurídico, emissão gratuita de documentos e serviços de higiene e beleza, durante todo o dia. Quem participou exaltou a iniciativa. Foram realizados mais de 24.000 atendimentos em diversas áreas, com a participação de mais de 600 voluntários.
Edna Ferreira de Oliveira, 37, mora no Setor Pedro Ludovico. Ela conheceu mais sobre maneiras de se prevenir contra o câncer de mama, em um estande organizado pelo Curso de Medicina. “Eu amei tudo”, disse sobre o Projeto Ciranda. “Se houvesse todo dia, eu viria todo dia”, continuou. Ela destaca a importância deste tipo de iniciativa do Curso de Medicina para orientar mulheres quanto a como se prevenir.
Eduardo Miguel Vilela de Oliveira tem 12 anos. Ele, que mora na Jaiara, jogou xadrez em um tabuleiro gigante montado no Ciranda. Ele afirma que é apaixonado por este jogo e que treina sempre, com seu pai, irmãos e amigos do colégio. Ele já sabe que peça do tabuleiro seria, se pudesse: “Eu iria ser o rei”. Quando perguntado, ele responde o motivo: “Porque o rei comanda tudo e é protegido”.
Letícia Araújo Sousa tem 10 anos e mora no Bairro Boa Vista. Ela desceu em um paredão de rapel (descida com corda) montado durante o evento. “Dá um frio na barriga quando você desce”, confessa. Ela diz que ficou com medo de cair, mas foi encorajada a descer pela equipe que estava trabalhando no local. “Quero brincar de tudo, quero aproveitar tudo”, declarou antes de ir participar de outras atrações do Ciranda.
Maria Iris Pereira da Silva participou no sábado pela primeira vez do Ciranda. Ela veio para se maquiar e escovar o cabelo, em uma tenda de serviços de beleza oferecidos para a comunidade ao longo do dia. Além disso, trouxe seu neto para fazer o Cadastro de Pessoa Física (CPF), em um guichê de emissão de documentos instalados para atender à população. Ela diz que pretende voltar em todas as edições do projeto.
Juliana Martins Lopes trouxe suas sobrinhas para brincar e aproveitou “para mudar” o visual no salão de beleza montado para o Ciranda. Ela participa em todos os anos da iniciativa. Dayane de Jesus Silva levou seus sobrinhos. Ela destaca que foi ao evento “para as crianças se divertirem”.
UniEVANGÉLICAO reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, destaca a “Grandeza deste projeto”. Para Carlos Hassel, “Hoje ele (Ciranda) já é um marco para a instituição, para a UniEVANGÉLICA e para a comunidade anapolina”.
“A presença de crianças, adolescentes e adultos em todas as nossas oficinas, nas mais de 80 oficinas, mostram que ele é um projeto realmente de sucesso. Sucesso de atendimento à comunidade, sucesso acadêmico, através dos projetos de extensão nos quais ele se insere”, continua.
Ele exalta a importância de parceiros, como a Prefeitura e a Organização Jaime Câmara, para o que o UniEVANGÉLICA Cidadã – Ciranda 2015 fosse um sucesso. Ainda menciona a participação da universidade e da população na iniciativa. Conforme pontua, “a beleza deste projeto é justamente isto: É você propiciar esta oportunidade para a comunidade” ter acesso a serviços e atividades de lazer em um só local.
Para os acadêmicos que participam do Ciranda, é uma oportunidade de “mostrar habilidades e competências que estão adquirindo ao longo do curso. E esse contato com a realidade, esse contato com a comunidade, com pessoas muitas vezes carentes”. “Esse contato é fundamental”, evidencia. Ele visualiza que, por meio da iniciativa, muitas crianças e adolescentes podem almejar acessar uma universidade, a partir do contato com o ambiente acadêmico.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024