30/10/2015
Campus Anápolis

Jogos digitais, curso da UniEVANGÉLICA, tem mercado em expansão

30.10.2015

Ofertado pela UniEVANGÉLICA, o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais abre boas perspectivas para quem pretende entrar neste mercado. Além de criar games, o estudante sai preparado para trabalhar com ferramentas modernas de desenvolvimento gráfico digital e modelagem e se torna habilitado para criar os mais diversos tipos de animações. E as notícias para quem se aventura nesta área são animadoras.

De acordo com a Newzoo, empresa expert na área de games, apenas em 2015, o mercados global de games deverá movimentar US$ 91,5 bilhões (aproximadamente R$ 276 bilhões), um aumento de 9% em relação do ano de 2014. As perspectivas são de que até o ano de 2017, o tamanho do mercado chegue a US$ 107 bilhões (aproximadamente R$ 323 bilhões).

Estimativas apontam que 117 mil vagas de trabalho no setor estarão disponíveis até Dezembro deste ano. O Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais apontou que nos próximos cinco anos as vagas na área de games poderão crescer em torno de 13,5%.

O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da UniEVANGÉLICA tem duração de cinco semestres. O conhecimento multidisciplinar é um dos focos do ensino, com o aprendizado da área de tecnologia e a sua relação com o som e imagem. O aluno sai totalmente habilitado para lidar com diferentes tipos de jogos, voltados para o entretenimento, treinamento e simulações (em ambiente 2D e 3D), setor educacional, além dos já conhecidos advergames.

O profissional capacitado em jogos digitais que faz seu curso na UniEVANGÉLICA pode atuar como autônomo ou em produtoras de jogos digitais, desenvolvedores de sites, agências de publicidade, agências de mídia digital para web e veículos de comunicação (incluindo canais via web). Ele poderá trabalhar na criação de games para as diferentes plataformas existentes, como PC, tablets e smartfones. O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de games do mundo.

 Matriz Curricular – Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

1º Período

Disciplinas

CH

Teórica

Prática

Criação e edição de imagens

80

-

80

Ilustração

80

-

80

Introdução aos Jogos Digitais

80

80

-

Língua Portuguesa

80

80

-

Planejamento, roteiro e storyboard

80

60

20

Programação I

80

20

60

Total

480 h

240 h

240 h

2º Período

Disciplinas

CH

Teórica

Prática

Animação 2D

80

-

80

Banco de dados

80

40

40

Inglês instrumental

40

40

-

Matemática aplicada a jogos digitais

40

40

-

Modelagem 3D

80

-

80

Optativa

40

40

-

Programação II

80

20

60

Semiótica

40

40

-

Total

480 h

220 h

260 h

3º Período

Disciplinas

CH

Teórica

Prática

Animação 3D

80

-

80

Cultura Religiosa

40

40

-

Edição de áudio e vídeo

80

-

80

Física aplica a jogos digitais

40

40

-

Level design

80

-

80

Motor de jogos 2D

80

-

80

Programação III

80

20

60

Total

480 h

100 h

380 h

4º Período

Disciplinas

CH

Teórica

Prática

Fundamentos de gestão

80

80

-

Inteligência artificial

80

20

60

Marketing de jogos

40

40

-

Mídias e tecnologia para jogos

80

-

80

Mitologia e história

40

40

-

Motor de jogos 3D

80

-

80

Psicologia da aprendizagem

40

-

40

Atividades Multidisciplinares

40

-

40

Total

480 h

180 h

300 h

5º Período

Disciplinas

CH

Teórica

Prática

Custos e formação de preços

80

80

-

Empreendedorismo

40

40

-

Ética e legislação

40

40

-

Gestão de projetos

80

80

-

Laboratório de jogos

80

-

80

Projeto final de jogos digitais

160

-

160

Total

480 h

240 h

240 h

 

Carga Horária

2400

 

Atividades complementares

160

 

Carga Horária Total

2560

 

QUADRO DE DISCIPLINA OPTATIVA:

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Libras

40

Metodologia do Trabalho Científico

40

Tópicos especiais

40

  1. As temáticas de Educação Ambiental, Direitos Humanos e História e Cultura Afro-brasileira e indígena deve compor conteúdo das disciplinas do curso de modo transversal, contínuo e permanente e serão trabalhadas nas ementas de Ética e legislação, empreendedorismo, cultura religiosa e mitologia e história. Podemos trabalhar também essas temáticas dentro das atividades complementares por meio de seminários e o Cinetec.