23.11.2015
O Professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Prof. M.e Wander Lúcio Braga, teve sua dissertação de mestrado publicada em forma de livro pela Editora Novas Edições.
Com o título: ‘A tutela jurídica dos recursos hídricos: a barragem do João Leite’, o livro é resultado de um trabalho bibliográfico e uma pesquisa de campo nos municípios ribeirinhos afetados pela construção da barragem.
O livro fala expõe sobre os efeitos jurídicos e ambientais da construção de uma barragem no estado de Goiás, especificamente a barragem do João Leite. “A publicação do livro representa para mim, como professor, a realização de um sonho, um motivo de grande alegria pelo reconhecimento do meu trabalho e um incentivo para continuar estudando rumo a um programa de doutorado”, diz o Prof. M.e Wander Lúcio Braga.
Durante a pesquisa de campo, o autor percebeu que a legislação no Brasil é eficiente, mas a aplicação na prática ainda é falha. “O que falta são políticas públicas específicas para trabalhar com os ribeirinhos. Eles ainda não têm consciência sobre a importância do uso da água, do solo e o uso de agrotóxicos”, explica.
As entrevistas com os ribeirinhos revelou também um problema social: o desemprego. Alguns empregados foram dispensados e outros aguardavam indenização. Mas o grande problema revelado é a falta de informação e conscientização quanto ao uso consciente da água. “Durante toda a pesquisa, eu encontrei somente um produtor, em uma área de dois mil metros quadrados, que trabalha com produtos orgânicos. Mas ele mesmo falava que falta investimento do poder público no sentido de fazer esse trabalho constante de conscientização”, conta o professor.
O trabalho de mestrado foi orientado pelo Professor Orientador Dr. Sandro Dutra e contou como parceira da UniEVANGÉLICA a Fundação de Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG e todo o resultado foi apresentado à Fundação e a coordenação do mestrado em Ciências Ambientais da UniEVANGÉLICA.
Mesmo com alguns problemas revelados, Prof. M.e Wander Lúcio Braga acredita que a construção da barragem do João Leite é positiva, principalmente, neste momento de crise hídrica. “Esta foi uma estratégia do governo em relação à crise hídrica enfrentada no país. A expectativa é que a barragem atenda, em 2025, mais de 2 milhões e 300 mil pessoas. Então, com certeza, é positiva a construção da barragem”, diz.
Editora Novas Edições – O livro está disponível no site da Editora Novas Edições - www.nea-edicoes.com e pode ser visualizado e comprado em todo o mundo. A editora já tem mais de cinco milhões de publicações.
Para comprar um exemplar, é preciso fazer a solicitação através do site. O custo é de aproximadamente R$150.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024