12.05.2016
Foi reinaugurada na manhã de hoje, 12 de maio, a Trilha do Tucano, uma área experimental da UniEVANGÉLICA que possui 40 hectares de mata nativa e nascentes de rio. O espaço é disponível para realização de ações de ensino, pesquisa e extensão e está sob a responsabilidade dos Cursos de Agronomia e Ciências Biológicas.
Participaram da inauguração a Assessora da PROACAD, Profª Odiones Borba, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA, Profª Dra. Giovana Galvão Tavares, a Diretora do Curso de Ciências Biológicas, Profª Josana de Castro Peixoto, a Diretora do Colégio Couto Magalhães, Profª Aélia Cavalcante, os Secretários Municipais Fabrízio Ribeiro e Prof. Augusto César de Almeida, representantes da Prefeitura Municipal de Anápolis, alunos da UniEVANGÉLICA e Colégio Couto Magalhães.
“Essa área experimental é uma das melhores da região. E esse é só o início de outros grandes projetos”, disse o Supervisor da Trilha do Tucano, Prof. Ricardo do Vale.
A Banda Lira de Prata também participou do evento. Depois do descerramento da placa, todos foram convidados a fazer uma caminhada pela trilha. São 1.400 metros com paradas para explicações, ministradas por professores e alunos do Curso de Ciências Biológicas.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Couto Magalhães fizeram todo o percurso da trilha e foram acompanhados pela Profª Josana, monitores e professores.
O aluno do 1º período do Curso de Ciências Biológicas, Bruno Gomes disse que todo o curso comemora a reinauguração. "É um lugar muito rico. Com certeza, será muito utilizado por toda a comunidade", disse.
Projetos - Desde 2008, já foram realizadas no local atividades de Educação Ambiental envolvendo alunos das Ciências Biológicas e estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada.
A Trilha Ecológica do Tucano é utilizada para pesquisas voltadas aos inventários e identificações de espécies de aves, pequenos mamíferos, descrição de fungos e identificação das espécies de plantas. Já foram desenvolvidos quatro trabalhos de conclusão de curso com coleta de dados sobre a biodiversidade local.
A partir de agora, o local será utilizado para atividades voltadas às ações de Educação Ambiental e à trilha interpretativa, atendendo aos cursos de graduação e pós-graduações da instituição e de outras instituições de ensino.
Será feito atendimento aos alunos da rede pública de ensino em âmbito estadual, municipal e rede privada, por meio de agendamentos via telefone e por e-mail institucional da Trilha do Tucano ou na secretaria do curso de Ciências Biológicas no Bloco I, de terça-feira a sábado no período diurno. Telefones para agendamento: (62) 3310-6834 e 3310-6003
Por meio de parceria com o curso de Agronomia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, vai ser realizado um projeto de recuperação de nascentes e de uso e ocupação do solo.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024