16.08.2016
O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Universitária, Prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, e a Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) Vivian da Silva Braz apresentaram trabalhos no VIII Simposio de la Sociedad Latinoamericana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), realizado na cidade de Puebla, no México entre os dias 03 a 06 de agosto de 2016.
Sandro Dutra, que também é professor do PPSTMA da UniEVANGÉLICA, participou com os trabalhos A construção simbólica do Oeste Brasileiro (1930-1940); Medicina pioneira e projetos de colonização em Goiás na primeira metade do século XX; e Colonização e a devastação das paisagens florestais do Mato Grosso de Goiás, todos com apoio da Procad/CAPES.
A professora Vivian Braz apresentou o trabalho 'Viagens científicas e o conhecimento da fauna e flora do Mato Grosso de Goiás' e obteve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG, por meio do projeto DOCFIX e também do Edital de Participação em Eventos no Exterior. A Professora Vivian Braz é da área de Ecologia e até o semestre passado estava realizando um Pós-Doutoramento no PPSTMA, sob a supervisão do do Professor Sandro Dutra.
O projeto de pesquisa na época tratava sobre extinção de aves na área chamada de Mato Grosso de Goiás, região de Floresta Tropical preservada até a década de 30 em Goiás e devastada após a chegada das ferrovias e consequente processo de ocupação e colonização nas décadas de 1940 e 1950. Atualmente, ela é professora permanente do PPSTMA, coordenando no Mestrado projetos no núcleo de educação ambiental.
De acordo com o professor Sandro Dutra e Silva, as pesquisas apresentadas tratam sobre o processo histórico de ocupação em diversas regiões do Estado, abordando temas como a criação de hospitais, a formação de colônias nacionais e estrangeiras e a chamada Marcha para o Oeste, com um paralelo entre a história do Brasil e dos Estados Unidos da América.
O Professor Sandro Dutra entende que o VIII Simposio de la Sociedad Latinoamericana Y Caribeña de Historia Ambiental é um “espaço privilegiado para a divulgação científica e intercâmbio internacional, possibilitando o debate acadêmico e a socialização de pesquisas ambientais entre os pesquisadores latino-americanos”. Para a UniEVANGÉLICA, a participação internacional contribui na divulgação dos projetos de pesquisa e na internacionalização das atividades, sobretudo da Stricto Senso.
“Estes espaços são fundamentais para o amadurecimento teórico e metodológicos das nossas pesquisas”, acrescenta. Conforme detalha, “o retorno disso é muito significativo. A pesquisa institucional passa a ser reconhecida, e fortalece a responsabilidade e o envolvimento com o trabalho a ser apresentado, socializado e debatido com os pares da América Latina”.
Sandro Dutra menciona que esse evento teve uma grande adesão de pesquisadores brasileiros e que evidencia o crescimento e investimento no país para a produção científica, em relação aos vizinhos latinos.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024