Sobre o Núcleo

Não tem como falar em educação sem pensar em inclusão. Por isso, a Associação Educativa Evangélica, por meio da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, criou em 21 de setembro de 2017 o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão. O objetivo é levar educação de qualidade a todos, sem exceção. O Núcleo se preocupa em garantir a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e em proporcionar aos colaboradores e pessoas da comunidade que utilizam os espaços e serviços da instituição, acesso inclusivo.

O Núcleo é responsável por eliminar barreiras arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais e na comunicação e informação, promovendo o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade e inclusão.

Dados

O Censo Demográfico de 2010, do IBGE apontou que 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% de toda população brasileira. Desse total, 61,1% não possuía nenhuma instrução ou possuíam nível fundamental incompleto, 17,7% possuíam ensino médio e apenas 6,7% possuíam ensino superior completo.

Na Universidade Evangélica de Goiás são aproximadamente 97 acadêmicos com algum tipo de deficiência.

 

 

Onde procurar atendimento?

Dependências da Biblioteca Central da UniEVANGÉLICA

(62) 3310 6727
(62) 9 9660 4292

nucleo.acessibilidade@unievangelica.edu.br

 

ACESSI
BILI
DADE

É a percepção do outro sem preconceitos, estigmas, estereótipos e descriminações.Todos os demais tipos de acessibilidade estão relacionados a essa, pois é a atitude da pessoa que impulssiona a remoção de barreiras.

É a acessibilidade que elimina barreiras na comunicação interpessoal(face a face, língua de sinais), escrita(jornal, revista, livro, carta, apostila etc., incluindo textos em braile, uso do computador portátil)e virtual(acessibilidade digital).

É a eliminação das barreiras ambientais físicas nas residências, nos edifícios, nos espaços equipamentos urbanos.

É a  eliminação de barreiras na disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de quipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos .