Modalidades:

Pré-Incubação - Essa modalidade oferece apoio na validação da ideação e desenvolvimento inicial do projeto. É voltada para empreendedores que possuem uma ideia e precisam de suporte e orientação para transformá-la em um negócio.  

 

Incubação não residente: É destinado às startups de base tecnológica que estejam em processo de validação ou já validaram o seu modelo de negócio e que necessitam, portanto, de apoio para tracionar, se desenvolver e gerar crescimento. 

 

Incubação residente: Nesta modalidade a startup utiliza uma sala, nas instalações da incubadora, durante o período de incubação. Além de contar com o apoio no desenvolvimento do negócio. 

 

Fases do processo de incubação:

As startups são acompanhadas em quatro fases da metodologia de incubação, buscando desenvolver os negócios em cinco eixos: empreendedor, tecnologia, mercado, capital e gestão.

Start - é destinada a entender se a solução proposta pela startup atende a dor do seu cliente e para isso é necessário testar as hipóteses do mercado, ou seja, a empresa deve apresentar o MVP/Protótipo funcional. É um momento de planejamento e mão na massa, para mapear, testar e analisar os potenciais clientes e assim, encontrar um modelo de negócio viável.  

Operation - Estabelecidas as condições iniciais de comercialização, o foco passa a verificar se o processo de vendas é viável e se o seu produto é rentável, o apoio está centrado na entrada do produto/serviço no mercado. Nesta fase, a startup deve estar rodando o seu modelo de negócio com o seu motor de tração, marketing e vendas e o produto já tem que ir para o mercado com seus primeiros clientes pagantes. 

Growth - Nessa etapa o apoio está centrado na ampliação do volume de vendas e a participação no mercado, é o estágio de maturidade onde a empresa já está preparada para escalar e acelerar. Deve haver um esforço maior para captar investimentos; estruturar e melhorar seus canais de venda e distribuição, assim como estruturar setor comercial e elevar volume de vendas considerando o dimensionamento de atuação e monetização previstos. 

Scale-up - Nesta fase, a startup se prepara para sair da Incubadora, já deve apresentar a maturidade necessária para se graduar e se tornar uma empresa pós incubada, com ambiente de negócios favorável à continuidade e sustentabilidade do negócio. O apoio está centrado na confirmação da maturidade da gestão e operação do incubado.