16/12/2011
Campus Anápolis

Reconhecimento – 16.12.2011

Pró-reitor Itami Campos é o mais novo membro da Academia Goiana de Letras

Foto: Eduardo Coelho


O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, Francisco Itami Campos, é o mais novo membro da Academia Goiana de Letras (AGL). Ele ocupa, desde o dia 8 deste mês, a cadeira 39, cujo patrono é Pedro Gomes de Oliveira e o titular anterior Mario Rizério Leite. Ser eleito para a Academia Goiana de Letras tem um sentido de reconhecimento pelo trabalho e pesquisa que um professor tem desenvolvido ao longo de sua vida”, afirma o pró-reitor.

E acrescenta: “A AGL tem sido formada por um conjunto de escritores reconhecidos nos meios culturais regionais, muitos deles com reconhecimento nacional. É um mérito passar a conviver com eles”. Pernambucano radicado em Goiânia desde a década de 1950, o professor Itami é autor de um clássico regional – Coronelismo em Goiás -, publicado em 1983. Sociólogo formado pela UFG, em 1967, e mestre pela UFMG, em 1970, é doutor em ciência política pela USP, com uma tese sobre as bases sociais da política goiana.

Escritor, ensaísta, pesquisador, historiador, memorialista, intelectual, pensador, ativista, produtor cultural, literato, cronista, contista, educador, ficcionista, conferencista, orador e poeta. É assim que o escritor e jornalista Mário Ribeiro Martins enumera, em seu blog, as inúmeras áreas em que atua o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA.

Ele é, também, membro do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, do Conselho Curador da Fundação de Tecnópolis de Goiás – FUNTEC, e membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, Cadeira n.º 4.