Atividade de campo – 4.4.2012
Brinquedotecas são importantes no processo de formação e desenvolvimento infantil, afirma professora do curso de Pedagogia
Ampliar as concepções relativas à brinquedoteca, no que diz respeito às possibilidades de trabalho junto à comunidade, percebendo sua importância no processo de formação e desenvolvimento infantil. Com este objetivo as alunas do 5º período do curso de Pedagogia estiveram, no dia 29 de março, na Brinquedoteca de Nerópolis (Brincastelo). A visita integra o plano de atividades da disciplina Artes, Jogos e Recreação no Ensino Fundamental, ministrada pela professora Maria Clemência Pinheiro de Lima Ferreira.
Após palestra a respeito da história e o funcionamento da Brinquedoteca, as alunas visitaram cada um dos espaços em que acontecem as atividades artísticas e culturais com uma rotina totalmente lúdica, dividida tanto em momentos livres como em dirigidos. A Brinquedoteca, que atende mais de 100 crianças, é mantida pela Prefeitura da cidade, bem como por doações e pelo trabalho voluntário, explica a professora Clê.
Segundo a professora, são realizadas oficinas e projetos. Entre os projetos, destaque para o Clubinho Ambiental, a Fábrica de Brinquedos e o Sarau Cultural. Nas oficinas acontecem aulas de capoeira, dança do ventre, jazz, biscuit e pintura.
Conhecer a equipe de brinquedistas com formação pedagógica proporcionou às acadêmicas uma visão ampliada das possibilidades de campo de trabalho, além de uma melhor compreensão sobre o universo do lúdico, afirma Clê Pinehiro. “O grupo avaliou esta experiência como uma ocasião de muita aprendizagem sobre o tema, ficando evidente o significado de uma Brinquedoteca em uma comunidade local”, completa.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024