18/06/2012
Campus Anápolis

Sustentabilidade – 18.6.2012

Professor do mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente participa das discussões da Conferência Rio + 20

O professor Dimas Pereira Duarte Júnior, do Programa de Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, está participando da Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O doutor em Ciências Sociais com ênfase em Direito Internacional fez palestra no Encontro Mundial de Juristas de Meio Ambiente, realizado de 15 a 17 deste mês. Este evento foi promovido pelo Centre International de Droit Comparé de l´Environnement (CIDCE).

A partir desta quarta-feira (20), o professor Dimas toma lugar na conferência oficial das partes como membro da sociedade civil, acreditado pela Organização das Nações Unidas junto ao CIDCE, que é uma organização não governamental situada em Limoges, na França.

O professor afirma que integrar os debates de um evento no qual chefes de estado do mundo todo estarão reunidos para discutir a agenda do desenvolvimento sustentável e o futuro da governança global ambiental é uma experiência enriquecedora tanto profissional quanto pessoal.

Saiba mais sobre a Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20, marca os 20 anos da Eco-92, a cúpula sobre meio ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992. Faz parte do ciclo de conferências ambientais da ONU, que teve início em 1972, em Estocolmo, Suécia.

A Rio+20 reunirá, mais uma vez, chefes de Estado e de governo e entidades da sociedade civil (ONGs, universidades, institutos) para revisitar os principais temas, protocolos, convenções e recomendações que resultaram da Eco-92. Entre eles estão a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21; e as convenções-quadro sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Combate à Desertificação.

Os temas

Confira o álbum de fotos sobre os assuntos a serem debatidos
Baixe aqui o "Rascunho Zero", documento inicial da ONU com as propostas que devem ser discutidas

Além dessas questões, que voltam a ser debatidas, dois temas centrais foram selecionados para nortear as discussões na Rio + 20. O principal deles é a transição para a chamada economia verde, que propõe a adoção de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de gases de efeito estufa, na eficiência no uso dos recursos naturais e na inclusão social.

O segundo tema central é a governança global que levará ao desenvolvimento sustentável, ou seja: como os países vão se organizar, em termos de leis, acordos e protocolos, para colocar esse novo modelo socioeconômico em prática.

Outros assuntos que terão espaço na conferência são: energia; alimentação e agricultura; emprego e inclusão; cidades sustentáveis; água; oceanos e desastres naturais.

É esperado dessa reunião, porém, mais do que um balanço da Eco-92. O resultado final deve ser condensado em um documento de cunho político onde todos os países se comprometam a fazer as transformações necessárias rumo à economia verde. (Fonte: www.folhaonline.com.br)