28.06.2013
As acadêmicas do 4° período do Curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA, na disciplina Estágio Curricular II, desenvolveram, durante o período de fevereiro a junho de 2013, diversas atividades pedagógicas inovadoras nas escolas do município de Anápolis e Cocalzinho de Goiás. As acadêmicas formaram grupos de trabalho e cada grupo recebeu os informativos para elaboração e execução do Projeto nas escolas.
O projeto teve como objetivo levar às unidades escolares a pesquisa e a apresentação de temas significativos, que pudessem melhorar as atitudes de cada indivíduo participante.
Orientadas pelo professor coordenador, as acadêmicas apresentaram um cronograma de trabalho e escolheram uma escola pública do município para desenvolvimento das atividades. Já na finalização dos trabalhos, todos os grupos apresentaram formalmente, no Auditório Richad Edward Senn, os aspectos relevantes do projeto por meio de painéis e slides.
As escolas municipais que oportunizaram que estes projetos fossem desenvolvidos em seus estabelecimentos, localizam-se nas cidades de Anápolis e Cocalzinho de Goiás, sendo elas:
Na experiência relatada pelos acadêmicos, a escolha dos temas foi definida e desenvolvida de acordo com as solicitações dos gestores de cada escola, sendo:
De acordo com as professoras do curso de Pedagogia e responsáveis pelo projeto, Cláudia Regina Major e Vilma Rodrigues de Morais, a experiência foi extremamente significativa. “A aplicabilidade dos projetos nas escolas trouxe satisfação dos gestores que em entrevistas aos acadêmicos demonstraram interesse e satisfação da presença dos mesmos na escola. Os estagiários do curso de pedagogia mostraram-se proativos, contribuindo com aprendizagem prazerosa dos alunos das escolas, podendo conhecer e interagir com a realidade e dificuldades do ambiente escolar, diferentemente de somente exercer a função de observadora da pratica escolar. A observação tornou-se questionador, o que resultou em ação participativa.” – concluiram as professoras.
De acordo com as citações das acadêmicas nos relatórios finais a troca de experiências e prática favoreceu o aprendizado. “Para nós o contato direto com a escola foi conforme nossas expectativas. A experiência proporcionada pelo projeto ampliou o significado do estágio na formação do pedagogo. Salientamos que a ação proposta contribuiu na qualidade do processo educativo desenvolvido junto às crianças do 3º e 4º ano dos anos iniciais.” – Constatou uma das acadêmicas.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024