04/12/2013
Campus Anápolis

Assembleia Legislativa fez sessão em memória de Domingos Mendes

04.12.2013

domingos mendes

Em uma iniciativa do deputado Lincoln Tejota, foi realizada, na noite desta última segunda-feira, 2, homenagem in memoriam ao centenário de nascimento de Domingos Mendes da Silva, primeiro prefeito eleito da cidade de Ceres. Lincoln Tejota entregou uma placa aos familiares do homenageado, que foi deputado estadual pelo PSD na quinta Legislatura (1963-1967).

Compuseram a Mesa, ao lado do presidente em exercício, Daniel Messac: o secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros, representante do governador Marconi Perillo; o Reitor da UniEVANGÉLICA e ex-deputado estadual Carlos Hassel Mendes; a prefeita de Ceres, Maria Inês do Rosário Brito.

E ainda: o presidente da Câmara Municipal de Ceres, vereador Reiner Seabra de Brito; o tenente-coronel Carlos Henrique da Silva, representante da Polícia Militar do Estado de Goiás; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ceres, José Barreto Neto; Erney de Pina, Membro do Conselho da Associação Educativa Evangélica (AEE).

Biografia

Domingos Mendes da Silva nasceu em Santo Amaro da Purificação (BA), em 1913, formou-se médico na Faculdade de Medicina de Niterói, no Rio de Janeiro. Em outubro de 1948, o médico James Fanstone, fundador e dono do Hospital Evangélico Goiano, de Anápolis, estimulou Domingos Mendes da Silva, até então médico daquela unidade, a visitar a CANG, recém-criada Colônia Agrícola de Ceres.

Seu objetivo era fortalecer o corpo clínico do hospital da colônia em função do aumento do número de habitantes na região. Em 1948, Domingos mudou-se para a CANG (em Ceres), onde trabalhou no hospital da colônia até 1951, ano em que saiu para montar o seu próprio Hospital das Clínicas Centro Goiano, primeira unidade hospitalar privada da região do Vale do São Patrício.

Domingos foi o primeiro prefeito eleito da cidade de Ceres, exercendo o mandato de 1955-1959, e foi também deputado estadual pelo PSD, na 5.ª Legislatura, no período 1963-1967. Teve um papel muito importante no desenvolvimento do aglomerado de saúde de Ceres, pois foi um aglutinador dos médicos da cidade.

Na área da educação, o então prefeito, professor e médico Domingos Mendes da Silva, fundou em 1955, o Colégio Estadual Hélio Veloso. Foi também o primeiro diretor do Colégio Estadual João XXIII, além de fundar e dirigir a Escola Batista Bernardo Sayão.

Domingos criou também em Ceres a Escola de Enfermagem, a Maternidade e o Centro Radiológico. Foi um dos fundadores da Igreja Batista de Ceres e presidente de honra do PMDB municipal de Ceres. Com o passar do tempo, tornou-se diretor proprietário da Rádio Difusora de Ceres e posteriormente sócio da Ceres FM, atual Sucesso FM.

Domingos Mendes da Silva faleceu no dia 22 de novembro de 2006.

Sessão Solene

Após a abertura dos trabalhos, o deputado Lincoln Tejota proferiu discurso em homenagem póstuma ao médico Domingos Mendes da Silva. Em seguida, o parlamentar entregou uma placa comemorativa à família do homenageado.

Lincoln afirmou que o homenageado (falecido em 2006, aos 81 anos) sempre pautou sua vida pela dignidade, humildade, força, coragem e idealismo. Para Lincoln, a trajetória de vida do homenageado confunde-se com a história, crescimento e desenvolvimento de Ceres, cidade localizada no Vale do São Patrício, e de todo o território goiano.

O parlamentar também traçou uma breve biografia do homenageado, que trocou seu Estado natal, a Bahia, por Goiás, em 1948. Médico, professor e político, Domingos sempre foi um apaixonado pelo exercício de sua profissão, bem como pela educação, campos nos quais deixou legados perenes.

"Como representante político do Vale do São Patrício nesta Casa, emociono-me ao lembrar-me e celebrar as grandes obras que este pioneiro realizou em Goiás", disse Lincoln, acrescentando que Ceres teve a sorte e a honra de ter doutor Domingos como seu primeiro prefeito.

Durante sua atuação na política, o médico erradicou a malária e a febre amarela na região, e foi responsável pela edificação das primeiras escolas, postos de saúde e estradas daquele município goiano.

"Assim como eu, ele também ocupou um cargo de confiança do povo no legislativo goiano: investido na vida pública, fundou a Escola Técnica de Enfermagem, a maternidade e o centro radiológico de Ceres, e desempenhou importante papel ao fundar e dirigir a Escola Batista Bernardo Sayão", explicou o parlamentar.

Lincoln Tejota encerrou seu discurso, acrescentando que, além do legado físico e tangível, doutor Domingos é exemplo duradouro de trabalho e dignidade. "Domingos Mendes da Silva é um exemplo a ser seguido por aqueles que desejam uma sociedade melhor", concluiu.

Agradecimento

Da tribuna, o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes da Silva, filho do homenageado, proferiu o discurso de agradecimento, em nome da família de seu pai.

"É uma alegria muito grande poder participar deste momento, em nome de nossa família", afirmou, agradecendo ao presidente da Câmara Municipal de Ceres, que também promoveu uma homenagem ao ex-prefeito e pioneiro, há um ano.

Em seguida, o reitor fez um relato biográfico de seu pai, lembrando de suas origens soteropolitanas. Apesar de nascido na Bahia, Domingos logo mudou-se para a região do Vale do São Patrício, em Goiás, e ali contribuiu para o desenvolvimento do Estado, exercendo sucessivamente diversas funções, a saber: professor, médico, líder religioso, empresário e político.

"Em 1949, a convite de Bernardo Sayão, Domingos passou a atuar no Hospital Agrícola de Ceres, onde ficou até 1951, quando então iniciou a construção de seu próprio hospital", disse, acrescentando que a persistência de Domingos permitiu que a obra fosse terminada em alguns anos. Ele também foi o fundador da Primeira Igreja Batista de Ceres, loja maçônica local, bem como de uma escola de enfermagem.

"Doutor Domingos desempenhou um papel fundamental na demarcação dos hábitos e do comportamento de Ceres. Ele sonhava com uma cidade que fosse não apenas salubre, mas estética e urbanisticamente democrática", acrescentou.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de GO