09/04/2014
Campus Anápolis

Comissão Própria de Avaliação divulga o Relatório de Avaliação Institucional

09.04.2014

No dia 27 de março de 2014 a Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário de Anápolis encaminhou à Reitoria o Relatório Anual de Avaliação Institucional, referente às ações de avaliação desenvolvidas no ano de 2013. As ações de avaliação interna compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Lei 10.861/04, de 14 de abril de 2004, que estabelece:

Art. 2º. O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar: I – avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.

A publicação do Relatório no sistema E-MEC e a divulgação das informações para a comunidade acadêmica são exigências do INEP/MEC. O processo de avaliação é desenvolvido durante o ano letivo e deve ser publicado no dia 30 de março de cada ano. A CPA da UniEVANGÉLICA atende, rigorosamente, a essa determinação, por entender que a avaliação é uma ferramenta para a gestão e o desenvolvimento institucional.    

O Relatório Anual de Avaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – referente ao processo de autoavaliação institucional implementado em 2013 foi elaborado como resultado das ações previstas no projeto trianual 2013/2014/2015. O referido projeto prevê as ações de avaliação institucional com vistas a sedimentar a cultura de avaliação institucional, fundamentado nos princípios e nas orientações do SINAES. Para cada ano do ciclo avaliativo são determinadas as dimensões a serem avaliadas pelos cursos e setores da Instituição.

A elaboração do Projeto de Avaliação Institucional é discutida colegiadamente, contando com a participação dos representantes das Subcomissões Internas de Avaliação (SIAs) dos diversos cursos e setores. Essa ação é realizada no Seminário de Avaliação Institucional, quando é apresentado o relatório anual do ano anterior e são planejadas as ações de avaliação do ano subsequente.

A avaliação institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a qual é presidida pelo Pró-Reitor Acadêmico, tendo também como integrantes os coordenadores da Pró-Reitoria, representantes de diretores, de docentes, de discentes, de pessoal técnico-administrativo, da comunidade e da mantenedora.

A CPA é composta por duas modalidades de subcomissões: a Subcomissão de Especialistas em Avaliação (SEA) e as Subcomissões Internas de Avaliação (SIAs). A SEA desenvolve simulações de avaliação in loco. Nesse processo, avalia a dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura dos cursos. As atribuições da SEA são: avaliar os projetos pedagógicos dos cursos novos; avaliar os processos de mudança nos projetos pedagógicos de cursos e nas matrizes curriculares de cursos em funcionamento; analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações à CPA; auxiliar nos processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação; orientar o planejamento das ações internas dos cursos e unidades; contribuir com os cursos e unidades no processo de compreensão e análise dos dados das avaliações.

As SIAs atuam na autoavaliação dos respectivos cursos e setores e são responsáveis pelo planejamento e operacionalização dos processos avaliativos nesses contextos; coleta e disponibilização de informações à CPA; avaliação dos processos oriundos da Ouvidoria; elaboração de relatórios sobre as avaliações realizadas nos cursos e setores; auxilio nos processos de avaliação externa desenvolvidos pelo Ministério da Educação. Os componentes das Subcomissões Internas de Avaliação servem de elo entre a CPA e os cursos e setores e são responsáveis pela articulação da avaliação interna dos contextos em que atuam com as prioridades da CPA.

Para o ano de 2013, o projeto previu a avaliação das seguintes dimensões:

  • 1.Missão e PDI  (reformulação do PDI);
  • 2. Políticas  para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  • 7. Infraestrutura. 

Na Dimensão 1, foram estabelecidos os seguintes indicadores: implementação das propostas (metas e ações) constantes do PDI; utilização dos resultados da autoavaliação e das avaliações externas como subsídio para a revisão do PDI; ações acadêmicas e administrativas consequentes aos processos avaliativos.

Na Dimensão 2, os indicadores definidos foram: egressos; políticas de ensino (graduação – presencial e a distância e pós-graduação – lato e stricto sensu) praticadas e a coerência com o PDI; políticas institucionais para a graduação – matrizes; políticas institucionais para a graduação – PPCs; políticas de pesquisa praticadas e a coerência com o PDI; iniciação científica e suas formas de operacionalização; políticas de extensão praticadas e a coerência com o PDI. 

No que se refere à Dimensão 7, os indicadores escolhidos foram: serviços prestados no Centro Universitário por prestadoras de serviço (lanchonetes, banco e reprografias); infraestrutura da biblioteca central; recursos de informação e comunicação; instalações para a prática de esportes; instalações para as atividades culturais e de lazer; espaços de convivência; laboratórios de pesquisa.

Em 2013, as SIAs dos cursos desenvolveram as ações de avaliação segundo essas dimensões. As demais dimensões serão avaliadas nos próximos anos do ciclo avaliativo, conforme previsto no Projeto de Avaliação Institucional. As informações levantadas retratam a realidade institucional e são apresentadas aos gestores, a fim de orientar o planejamento institucional. Para tanto, são relatadas as ações previstas e realizadas, as potencialidades, as fragilidades e as propostas de melhoria.

O Relatório está disponível no link da CPA e convidamos a toda a comunidade acadêmica a conhecer esse importante documento. Destacamos que as ações de avaliação dependem da participação de todos nos processos de coleta de dados. As informações fornecidas pelos participantes das pesquisas subsidiam o planejamento institucional e promovem a melhoria contínua dos cursos.

Convidamos os acadêmicos a participarem da Subcomissão Interna de Avaliação (SIA) de seus cursos, por meio de seus representantes. É papel da SIA socializar as ações de avaliação no curso. É fundamental a participação responsável nesse processo, a fim de contribuir para a melhoria do curso e da Instituição.

Qualquer demanda em especial poderá ser encaminhada à Comissão Própria de Avaliação, na Pró-Reitoria Acadêmica.