07.10.2014
O programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, realizará o V Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente – SNCMA, que contará com dois importantes pesquisadores dos Estados Unidos, oriundos de renomadas universidades.
Esse evento tem acontecido anualmente durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Este ano, além de uma extensa e rica programação de divulgação científica que inclui Simpósio temáticos, apresentação de painéis, diálogo entre universidades brasileiras e dos Estados Unidos, de trabalhos de Iniciação Científica (CNPq e FUNADESP) e de extensão, contará com importantes palestrantes do Brasil e do Exterior.
O V SNCMA contou com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que tem dado sustentabilidade para o evento e ampliação da participação nacional e internacional.
Para o “Diálogo Científico: Brasil-Estados Unidos” e também para a Mesa Redonda “História, Cultura e Natureza” contará com o geógrafo Stephen Bell (University of California, Los Angeles/UCLA - EUA). O professor Bell trabalha com Geografia Histórica com ênfase na transformação das Américas a partir do século XIX, especialmente no Brasil. Ph.D. em Geografia (Toronto, 1991), e desde 1999 leciona na Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde é atualmente professor associado de geografia e história, com a sua base principal no Departamento de Geografia. Suas pesquisas tem como área de interesse a geografia histórica e cultural, estudos sobre o Brasil e América Latina e a história do pensamento geográfico. Ministra cursos sobre a América Latina e vários ramos da geografia histórica. Em 2011 desenvolveu pesquisas como Fellowno Rachel Carson Center, em Munique, um dos mais conceituados centros de pesquisa em Meio Ambiente no mundo. Em seu currículo, possui diversas publicações, dentre elas "A Life in Shadow: Aimé Bonpland in Southern South America 1817-1858" (Stanford, CA: Stanford University Press, 2010) e "Campanha Gaúcha: A Brazilian Ranching System, 1850-1920" (Stanford, CA: Stanford University Press, 1998). Recebeu os seguintes prêmios: "The Warren Dean Memorial Prize of the Conference on Latin American History" (1999) e "Social Sciences and Humanities of Canada Postdoctoral Research Fellowship" (1995-97).
Para a Palestra Magna terá a participação do historiador americano Mark Stoll, especialista em História Ambiental com diálogos entre Religião e Natureza, é professor associado de história da Texas Tech University, em Lubbock, Texas. Ele pesquisa como a religião influenciou ideias sobre a natureza e o meio ambiente. Seu livro, “Protestantism, Capitalism, and Nature in America”, foi publicado em 1997. Ele tem capítulos publicados recentemente sobre a influência da religião em Rachel Carson e E. O. Wilson, bem como artigos sobre a influência de John Milton sobre a ideia de parques nacionais e as origens calvinistas do movimento de conservação ambiental dos Estados Unidos. Ele editou uma série de livros para ABC-Clio em história ambiental mundial intitulado "Nature and Human Societies" e com co-edição de Dianne Glave “'To Love the Wind and the Rain': African Americans and Environmental History”.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024