18/10/2023
Campus Anápolis

Docentes e estudantes de graduação da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA estão envolvidos em um projeto para construção de horta inteligente na Escola Dayse Fanstone, localizada em Anápolis (GO). Além de expandir os conhecimentos obtidos em sala de aula, os acadêmicos participantes tiveram uma excelente oportunidade de aprendizado prático sobre agricultura sustentável, alimentação saudável e tecnologia.

A proposta, intitulada Projeto de Extensão STHEM nas Escolas, envolve os cursos de Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Pedagogia, Agronomia, Nutrição, Gastronomia, Administração e Ciências Contábeis. A iniciativa está cadastrada junto ao Consórcio STHEM Brasil, criado e mantido em parceria com o Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard. Tem ainda o apoio do SEMESP, "entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, e preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro".

Na UniEVANGÉLICA, as atividades envolvem o incentivo à conscientização ambiental e a autonomia dos alunos na produção de alimentos. Nas tarefas executadas na Escola Dayse Fanstone, é feita a implementação da horta inteligente, que tem o potencial de abordar essas questões, fornecendo uma solução integrada que combina educação, tecnologia e segurança alimentar.

Conheça os objetivos do Projeto de Extensão STHEM nas Escolas: promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável e da agricultura sustentável entre os estudantes da escola; oferecer aos alunos uma oportunidade prática de aprendizado sobre horticultura, desde o cultivo de plantas até a colheita e consumo de alimentos frescos; desenvolver habilidades de trabalho em equipe, responsabilidade e senso de pertencimento através do cuidado conjunto da horta; introduzir a tecnologia na agricultura, por meio da utilização de recursos como sensores, automação e monitoramento inteligente; fomentar a autonomia dos alunos, incentivando-os a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades por meio da disseminação do conhecimento adquirido.

Para executar a horta inteligente, é utilizada a técnica da Aquaponia, que utiliza organismos aquáticos, como peixes e camarões, juntamente com a produção de vegetais. Os dejetos produzidos por esses animais são utilizados como nutrientes para as plantas. Nesta quarta-feira (18), um grupo de alunos do 9º ano da Escola Dayse Fanstone aprendeu sobre automação com arduino, fluídos e e teve acesso a diversos outros conhecimentos, por meio das chamadas palestras atividades maker com os professores: Pollyana dos Reis P. Fanstone, João Maurício Fernandes Souza, Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues e Holehon Santos Campos.

Para construir a horta, são estabelecidas algumas etapas, como identificação da área para implantação do sistema, levantamento das necessidades e recursos, estabelecimento de parcerias, capacitação de professores e alunos da escola e integração de tecnologias.

Demais professores envolvidos: Natasha Sophie Pereira, Fabrícia Borges de Freitas Araújo, Rubia de Pina Luchetti, Giovana Galvão Tavares, Joaquim Orlando Parada, Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges e Ieso Costa Marques.