15/08/2024
Todos os Campi

Na noite desta segunda-feira, 12, a Associação Educativa Evangélica (AEE) promoveu a cerimônia de entrega do 4º Prêmio do Mérito Científico, um evento criado para reconhecer e homenagear pesquisadores, grupos de pesquisa, personalidades e instituições que se destacaram na produção, cooperação e apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico no ano de 2023. Instituído pela Portaria Presidencial nº. 12/2021, o prêmio é uma iniciativa que celebra o Dia do Pesquisador, reafirmando o valor inestimável da ciência e do trabalho realizado pelos pesquisadores vinculados à AEE.

“Quando criamos esse prêmio, entendemos que precisávamos reconhecer o trabalho dos pesquisadores da instituição. Nós temos aqui grandes valores, pessoas que trabalham diariamente fazendo ciência, fazendo pesquisa e, muitas vezes, nós mesmos da casa não sabíamos totalmente o que se fazia, a riqueza que se produzia aqui. Então nós, pensando em valorizar os pesquisadores da casa, entendemos que seria oportuno criar um prêmio para reconhecer o trabalho de cada um desses profissionais aqui presentes”, disse o Presidente da AEE, Augusto Ventura.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Sandro Dutra e Silva, agradeceu aos pesquisadores pelo engajamento em cumprir as metas institucionais em produção científica qualificada. Também agradeceu às parcerias institucionais importantes, como a CAPES, CNPq e FAPEG, nomeando os seus representantes presentes. Também agradeceu ao Reitor da Universidade Estadual pelas parcerias e cooperações em prol da pesquisa entre as instituições, bem como aos representantes do setor produtivo que tem investido em nossa instituição: “Sem as cooperações e parcerias, bem como recursos e fomentos para custeio e capital, o desenvolvimento tecnológico e científico fica compremetido”. 

O Reitor da Universidade Evangélica de Goiás falou sobre a trajetória dos fundadores da AEE. “Nossa trajetória é marcada por desafios e a quebra de paradigmas. Em 1947, um grupo de nove visionários se uniu para evitar o fechamento do único colégio de origem cristã na cidade. Determinados a manter viva essa instituição, fundaram a Associação Educativa Evangélica. Desde o início, eles nutriram um sonho: que aquele colégio se transformasse, um dia, em uma universidade. Hoje, vivemos a realização desse sonho”.

Premiações
Diversos professores e grupos de pesquisa foram premiados por suas contribuições em diferentes áreas. Na categoria "Professor Destaque em Produção Científica, Técnica e de Inovação", os premiados foram Rodolfo de Paula Vieira, Cláudia Santos Oliveira e Luís Vicente Franco de Oliveira. Já na categoria "Professor Destaque em Atividade de Extensão e Responsabilidade Social", os destaques foram Rúbia Mariano da Silva, José Luis Rodrigues Martins e Pollyana dos Reis Pereira Fanstone.

A premiação também reconheceu iniciativas de iniciação científica e tecnológica, grupos de pesquisa com maior produção qualificada, e laboratórios que se destacaram no cenário acadêmico. Entre os grupos de pesquisa premiados, estão o grupo liderado por Viviane Soares, Osmar Nascimento Silva e Eumar Evangelista de Menezes Júnior. Outras premiações também foram anunciadas como Menção Honrosa para os laboratórios com maior produção qualificada, produção com maior fator de impacto, pesquisador com maior número de citações, maior produção científica qualificada, e a categoria “Amigos da Ciência”. Nessa categoria a Instituição premiou as empresas e instituições parceiras no avanço científico referente ao ano de 2023.

Os prêmios mais aguardados da noite foram as Medalhas do Mérito Científico, concedidas a pesquisadores com significativa produtividade em pesquisa. Entre os homenageados, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Cláudia Santos Oliveira, Gerson Cipriano Júnior, Gilberto De Nucci, Hamilton Barbosa Napolitano, Kátia Flávia Fernandes, Luís Vicente Franco de Oliveira, Osmar Nascimento Silva, Rodolfo de Paula Vieira, Rodrigo Álvaro Brandão Lopes Martins, Rubens Alexandre da Silva Júnior, e Sandro Dutra e Silva.

Além disso, a Medalha do Mérito Científico – Prêmio Especial foi entregue a personalidades como Dr. Francisco Schertel Mendes, Diretor Geral do IDP, e Dr. Carlos Vinícius Alves Ribeiro, Secretário Geral do CNMP, e Thiago Rafael Vieira, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, em reconhecimento ao apoio e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica nas instituições mantidas pela AEE.

Confira as fotos do evento AQUI