Todos os anos, o Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, celebrados em 1º de Outubro, me levam a refletir sobre o papel das ações da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA para contribuir com a autonomia e independência dessas pessoas. Um importante projeto está em andamento na instituição.
No ano de 2015, o Projeto Universidade Aberta da Pessoa Idosa - UniAPI iniciou seus trabalhos, tendo como foco principal o papel dessas pessoas na sociedade contemporânea. Desde então, tem sido um importante instrumento de formação, capacitação e instrumentalização, com intuito de aprender a aprender, a aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver juntos, em uma perspectiva de continuidade de aprendizagem.
Como o projeto possui natureza acadêmica, sociocultural e de extensão universitária, abre-se uma possibilidade para que a UniEVANGÉLICA abra suas porta para um segmento da população, sedento de oportunidades e atualização cultural, tornando-se também em um espaço de convivência social, de aquisição de conhecimentos em áreas do seu interesse e também de conhecimentos voltados para o envelhecimento sadio e digno e sobretudo o convívio com os mais jovens, contribuindo para o enriquecimento afetivo e intelectual de ambos os lados, propiciando a socialização das experiência de vida e produção do saber.
A prática da responsabilidade social e o incentivo ao desenvolvimento da sociedade são questões importantes para a UniEVANGÉLICA. Por isso, a instituição adota políticas e participa de projetos alinhados a esses objetivos. Ao assumir tal postura, a instituição torna-se agente de profunda mudança educacional, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A UniAPI contribui, assim, para a democratização do acesso como perspectiva de inclusão da população idosa em sua política acadêmica e de extensão.
A Universidade Aberta da Pessoa Idosa é um projeto permanente de responsabilidade social, onde são oferecidas oficinas e atividades esportivas, gratuitamente, à comunidade geral - pessoas com idade igual ou acima de 60 anos.
Objetivos da UniAPI
Atividades
Viviane Lemos Silva Fernandes é fisioterapeuta, professora no Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA e coordenadora do projeto UniAPI
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024