A Semana dos Povos Indígenas da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA é uma forma de respeito às tradições de cidadãos brasileiros que compõem a rica cultura nacional e contribuem de forma expressiva com a nossa sociedade, nos mais variados aspectos. No primeiro dia, os jogos tradicionais movimentaram o Campus, com ampla participação dos acadêmicos indígenas, da comunidade, estudantes e colaboradores dos mais diversos setores da instituição.
Nesta terça-feira (18), o evento teve sua abertura oficial, com participação do Reitor Carlos Hassel Mendes, do coordenador do UniMISSÕES, pastor Rocindes Corrêa, coordenador do UniATENDER, Roberto Alves Pereira e ainda o organizador da iniciativa, professor Marcos Flávio Portela Veras, que é coordenador do Núcleo de Estudos sobre Culturas e Etnodesenvolvimento e Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais.
Os visitantes da Semana puderam praticar arco e flecha, cabo de guerra e levantamento de tora. Alimentos feitos com matérias-primas típicas indígenas serão comercializadas durante todo o evento. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer as pinturas tradicionais corporais: Kupato Onapo (espinho de peixe), Kajujuto Otapaka (pintura de rosto de arara), kulupiyené e Amakakatoganã (pintura de kuarup).
Um grupo de estudantes originários de tribos brasileiras e que estudam na UniEVANGÉLICA fazem desenhos nos braços e rostos dos visitantes que querem ter uma lembrança das atividades.
Semana
A Semana dos Povos Indígenas da Universidade Evangélica de Goiás movimenta a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA nesta semana. Dos dias 17 a 19 de abril, várias atividades estão propostas com o objetivo de valorizar sua cultura, tradições e hábitos.
A instituição preparou uma programação especial, voltada à comunidade acadêmica e ao público externo. A expectativa é que haja uma ampla presença do público, que poderá conhecer um pouco mais sobre os costumes dos povos indígenas. Acadêmicos da UniEVANGÉLICA oriundos de tribos brasileiras participarão da iniciativa.
A Semana dos Povos Indígenas terá uma mostra fotográfica; produção de um documentário com acadêmicos indígenas; visita ao espaço sociocultural e linguístico da instituição; jogos tradicionais; mostra de culinária e mesa redonda. Programação - Semana dos Povos Indígenas da UniEVANGÉLICA
Mostra fotográfica com os alunos indígenas Data: 17 a 19/04 Local: Praça de Alimentação
Visita ao Espaço sociocultural e linguístico Data: 17 a 19/04 Local: UniETHNOS - Biblioteca Central
Jogos Tradicionais Indígenas Data: 18/04 Horário: 20h Local: Área de Convivência (entre os blocos A e B)
Mostra de Culinária Indígena Data: 19/04 Horário: 19h30 Local: Área de Convivência (entre os blocos A e B)
Mesa redonda com o tema “Saberes e sabores tradicionais indígenas” Data: 19/04 Horário: 19h Local: Área de Convivência (entre os blocos A e B)
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024